A deficiência de vitamina B12 é extremamente comum nos dias de hoje. Atualmente, mais de 2 milhões de pessoas no Brasil sofrem com essa condição anualmente. A insuficiência da vitamina B12 pode acometer todas as idades e em longo prazo a pessoa pode desenvolver sérios sintomas. Qualquer pessoa pode estar sujeita a ela, por isso é necessário sempre manter uma alimentação equilibrada.

A vitamina B12 é fundamental para várias funções básicas do organismo: o processo de síntese das células vermelhas do sangue, para a síntese de hormônios, para a síntese de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina. Possui também um papel importantíssimo na saúde das células que constituem o sistema nervoso.

A falta da vitamina B12 pode causar anemia e um mau funcionamento de todo o organismo – em casos mais graves, existe a possibilidade de danos no sistema nervoso. No texto a seguir, vamos abordar mais detalhes sobre ela, além de ensinar como equilibrar os níveis necessários da vitamina no seu corpo.

Quais São os Sintomas da Deficiência de Vitamina B12?

Porém ao notar alguns sintomas, pode ser que você esteja com os níveis dela baixo. Veja abaixo os sinais presentes devido à falta de Vitamina B12:

  • Fadiga;
  • Fraqueza física;
  • Baixa imunidade;
  • Falta de equilíbrio;
  • Mal-estar;
  • Falta de ar;
  • Formigamento (nas mãos ou nos pés);
  • Palidez;
  • Perda de memória;
  • Paranoia e alucinação;
  • Depressão;
  • Falta de motivação;
  • Falta de concentração;
  • Esquecimento;
  • Problemas do sono;
  • Inflamação e inchaço na língua;
  • Irritabilidade e nervosismo;
  • Anemia megaloblástica;
  • Pode causar lesões irreversíveis ao sistema nervoso, devido à morte dos neurônios;
  • Incontinência urinária;
  • Queimação na sola dos pés;
  • Dificuldade para andar;
  • Entre outras neuropatias.

A lista dos sintomas ainda pode se estender, porém essa lista apresenta os sintomas mais “comuns” da deficiência. Por se tratar de sinais que também podem ser encontrados em várias outras doenças, a insuficiência de vitamina B12 deve ser avaliada de acordo com o caso específico de cada pessoa. Por isso existe a importância de fazer sempre um check-up na saúde.

Como a vitamina B12 possui uma forte atuação no nosso organismo, a falta dela pode acarretar no desenvolvimento de várias doenças. Em casos extremos ;a pessoa pode desenvolver paralisia e descoordenação.

Lembrando que, a deficiência da Vitamina B12 pode ocasionar desordens físicas e psicológicas, como foram apresentadas na lista de sintomas anteriormente.

Como saber se eu tenho essa deficiência?

Normalmente o déficit de vitamina B12 não apresenta sintomas. Existem várias pessoas que convivem com uma ligeira deficiência dessa vitamina e vivem “normalmente”. Ela é lipossolúvel, ou seja, é absorvida junto com água e líquidos.

Todavia, para obter a certeza dos níveis de vitamina B12 no seu organismo, é necessário que você faça uma consulta com um médico. A falta da vitamina só pode ser comprovada após um exame de sangue ;prescrito pelo seu médico.

O consumo de álcool e tabaco dificulta a absorção dela no organismo. É preciso também evitar consumir fibras em conjunto com alimentos que são fonte de vitamina B12 ;pelo mesmo motivo. Fique atento, pois alguns medicamentos interagem com a vitamina B12, são eles:

  • Nomicina;
  • Colchicina;
  • Ácido aminossalicílico;
  • Metformina.

Os sintomas normalmente só costumam ser apresentados mediante uma baixíssima concentração da vitamina no organismo, o que indica ainda mais a necessidade de uma consulta médica para evitar complicações maiores.

Onde posso encontrar a Vitamina B12?

Pode ser encontrada em uma infinidade de alimentos. De maneira geral, o brasileiro costuma consumir quantidades moderadas dessa vitamina na sua dieta diária.

É encontrada principalmente em alimentos de origem animal, pode ser consumida em maior quantidade ;nos frutos do mar e em peixes de águas frias e profundas, como:

  • Salmão;
  • Truta;
  • Atum;
  • Ostras.

Outros alimentos em que ela está comumente presente são:

  • Fígado;
  • Leite e derivados;
  • Ovos.
  • Carnes em geral (brancas ou vermelhas );
  • Frutas;
  • Nozes;
  • Gorduras;
  • Verduras e legumes.

Lembrando que os alimentos de origem animal, como ovos, carnes, leite e queijo são os alimentos que possuem uma alta concentração dessa vitamina. As verduras, legumes, gorduras, nozes e frutas apresentam uma quantidade menor dessa substância.

Vegetarianos tendem a serem as pessoas que apresentam a deficiência de vitamina B12 com frequência. É recomendável que todas as pessoas adeptas da dieta atendam a um acompanhamento com um nutricionista para evitar quaisquer deficiências em sua dieta.

Existem vitaminas extraídas de cogumelos que podem suplementar a dieta restrita deles. Além disso, ela é encontrada em alguns cereais e produtos de soja. Para veganos uma alternativa é o consumo de leite de semente de melão, ele também tem grandes quantidades da substância.

Como você pode ter visto, a grande maioria dos brasileiros costuma ingerir uma boa quantidade desses alimentos.

Qual é o tratamento para a deficiência?

Assim como qualquer outra deficiência causada por ordem alimentar, é recomendado que a pessoa mude a sua dieta para adequar as suas necessidades alimentares. A maneira ideal é procurando um nutricionista para montar uma dieta equilibrada.

É recomendado que a pessoa faça a ingestão de alimentos, como o queijo e o leite que são os alimentos com a maior concentração de vitamina B12. Ou ainda pode optar pela suplementação.

Suplementos alimentares que contêm apenas a vitamina B12, que são na sua maioria feitos em farmácias de manipulação, podem ser indicados. Em casos gerais, um multivitamínico também pode ser importante para ajudar a pessoa na reposição.

Apenas em casos extremos, existem medicamentos com alta concentração de vitamina B12 para que a pessoa consiga normalizar o mais rápido possível os níveis no organismo – essa prática, no entanto, tende a ser rara.

Quais são os benefícios da Vitamina B12?

Possui uma longa lista de benefícios no organismo. Veja abaixo os benefícios mais importantes:

  • Mais energia;
  • Ajuda a prevenir doenças que acometem o sistema nervoso como o mal de Alzheimer;
  • Mais resistência;
  • Previne a anemia;
  • Previne a baixa imunidade;
  • Ajuda a prevenir vários tipos de câncer, como o câncer de próstata e o de pulmão;
  • Ajuda a manter os níveis de colesterol e triglicerídeos baixos;
  • Tem um efeito positivo na pele, unhas e cabelos;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Ajuda no ganho de massa muscular;
  • Ajuda na fertilidade masculina.

Lembrando que, apesar de todos esses benefícios, uma hipervitaminose do nutriente pode levar a sérios prejuízos para a sua saúde. Portanto a utilização de suplementos que ajudem a aumentar a concentração de vitamina B12 no seu organismo deve ser feita junto a um nutricionista ou médico.

Só utilize os suplementos caso haja deficiência no seu organismo, caso contrário o consumo poderá afetar a sua saúde.

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